PEDRO VALDO
- cristofilococus
- 10 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

Pedro Valdo era um comerciante de Lyon e iniciou seu movimento por volta de 1174. Em 1776 teve contato com uma tradução do Novo Testamento e decidiu abandonar todos os seus bens, como exceção daquilo que fosse necessário para o sustento de sua família.
Decidiu então encomendar uma tradução da Bíblia para a linguagem popular e começou a pregá-la ao povo sem ser sacerdote. Ao mesmo tempo, renunciou à sua atividade e aos bens, que repartiu entre os pobres. Com isso logo um grupo de discípulos se formou, tornando-se conhecido, também, como “Os Pobres de Espírito”. Valdo e seus seguidores passaram, então, a pregar suas ideias pela religião.
Em virtude de interromper suas pregações, eles foram excomungados em 1184. Durante um evento na cidade italiana de Verona, onde o papa Lúcio III oficializou a condenação do movimento valdense. Mesmo após a morte de Pedro Valdo, que foi assassinado em 1217, em decorrência da grande perseguição contar eles, seus discípulos continuaram o movimento, que hoje se encontram como um grupo etno religioso na Itália e Uruguai nas igrejas Valdense e Evangélica Valdense do Rio da Prata, além de descendentes na Alemanha, Estados Unidos e França.
Fonte imagem: Brother Bíblia Arte.
Comments