MARIA É MÃE DE DEUS?
- Gabriel Miranda de Souza
- 18 de nov. de 2016
- 1 min de leitura

Pergunta: Se Jesus era tanto homem quanto Deus, podemos dizer que Maria é mãe de Deus?
Nos primórdios a igreja chamava Maria de mãe de Deus, para combater as seitas e heresias que não aceitavam o lado 100% humano de Jesus, nascido de uma mulher humana. Com o decorrer do tempo a heresia ocorreu de modo diferente como conhecemos hoje: "se é mãe de Deus, então, subentende-se, que ela é uma deusa", desta forma, erroneamente seguindo uma tradição da repetição sem o porquê da questão, a própria Maria foi “elevada” de humana para “divina”.
Mas devemos entender uma coisa, Maria não pode ser chamada de mãe de Deus, apesar de cristo ser 100% Deus e 100% homem, por um simples motivo: Maria carregou Jesus homem. Temos que entender que Deus não fora criado ou gerado, não tem um ponto de início ou fim. Aristóteles definiu Deus como sendo o motor imóvel, pois movida todas as coisas mas não era movido por nada. Jesus como Deus sempre existiu com o Pai e o Espírito Santo, em verdade tudo que existe fora criado por ele e sem ele nada do que existe se fez.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas forma feitas por intermédio dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era luz dos homens” (João 1). Ou seja, na verdade Maria fora criada por ele e não ao contrário. Maria simplesmente carregou em seu ventre o Cristo homem.
Comments