NÃO DEVO TOCAR EM MINHA ESPOSA QUANDO ELA ESTIVER MENSTRUADA?
- Gabriel Miranda de Souza
- 2 de dez. de 2016
- 3 min de leitura

Pergunta: Tenho uma dúvida. Em Levítico 18:19 temos: “Não te chegarás à mulher para lhe descobrir a nudez durante a sua menstruação”. Nesse mesmo capítulo, Deus abomina o adultério e as relações sexuais com animais dizendo: “nenhuma destas abominações fareis”. Hoje, os cristãos obedecem a proibição de não ter relações com animais e quanto ao adultério. Logo, os homens casados não deverão tocar nas esposas durante a menstruação obedecendo a Lv.18:19 e Lv.15:19? Ou foi abolido esse mandamento e por que não aqueles?
Resposta: Essa foi a pergunta mais interessante que recebi até agora e a que me demandou um tempo para estudar sobre, mas vamos lá. Primeiro é importante voltarmos ao capítulo 15 deste mesmo livro. Neste capitulo vai ser tratado acerca dos fluidos corporais tanto no homem quanto na mulher. A compreensão desse texto é importante para uma boa exegese do texto situado no capítulo 18.
O capítulo 15 trata da impureza causada pelos seguintes fluxos corporais: 1) fluxos de longa duração no homem (ex. gonorreia; v.2-15); 2) fluxos de curta duração no homem (v. 16-18); 3) fluxos de curta duração na mulher (menstruação; v. 19-24); e 4) fluxos de longa duração na mulher (v. 25-30). Não é difícil entender a associação de fluxos causados por doenças com um estado de impureza. No entanto processos saudáveis como emissão de sêmen (v. 16-17), a relação sexual (v. 18) ou a menstruação (v.19) também tornavam uma pessoa impura, ou seja, inadequada para adorar na presença especial de Deus no tabernáculo. É possível que essas prescrições fossem necessárias por causa da impossibilidade de se fazer distinção, em alguns casos, entre essas experiências normais e as doenças com sintomas parecidos. (Lembrando sempre de que a medicina não era avançada). Além disso, essas regras para atividades sexuais normais e saudáveis, poderiam ter a finalidade de impedir que os rituais de fertilidade, tão comuns nas culturas cananeias, se infiltrassem em israel. Como tornavam a pessoa “imunda”, as atividades sexuais eram claramente separadas do culto no tabernáculo (Lv.18:3).
Existe também uma teoria que sexo durante a menstruação pode gerar endometriose. Pode empurrar o conteúdo uterino pelas trompas e cair no abdômen levando a implantação ectópica. Daí a precaução em evitar. Tenha certeza que toda proibição da lei é para o bem do ser humano. Veja por exemplo a circuncisão previne o câncer de pênis (doença horrível). Os soldados israelitas foram pela lei obrigados a enterrarem as fezes. Eles lavavam as mãos pra purificação, evitavam a carne de porco. Coisas que a ciência só descobriu séculos depois. A Torah continua valendo (exceto as leis culturais, pois não vivemos numa teocracia). Não como ordenança, mas como seus princípios escritos no nosso interior, essa é a nova aliança (Jeremias 31:31-34). Jesus ensinou a Torah. Os apóstolos ensinaram a Torah (seu sentido espiritual é claro). Quem nega a Torah, nega o Eterno.
Nenhum til ou jota foi abolido na lei. Mas a lei é um aio que nos leva a Cristo, pois nos mostra a Santidade de Deus e a necessidade de Cristo. De modo que não vivemos pela lei, se assim fosse seria necessária a circuncisão. O que não é desculpa para vivermos transgredindo a lei, uma vez que a liberdade em Cristo não é sinônimo de licenciosidade ou libertinagem. As leis cerimoniais e de purificação, e de alimentos perderam o sentido pois foram cumpridas em Cristo. Por exemplo, você não precisa sacrificar mais animais (nem templo nem tabernáculo tem mais). No caso específico de tocar uma mulher menstruada, isso é uma lei relativa à purificação, olha no sangue tem agentes de contaminação, se sua mulher é limpinha, não tem vírus e bactérias, acho que não tem problema se melar com sangue. Mas toma um banho depois só pra não ficar sujo de sangue né?
Comments