ANALISE – COLHEITA (NENGO VIEIRA)
- Gabriel Souza
- 12 de dez. de 2016
- 4 min de leitura

Hoje termos a análise da música “colheita” do cantor Nengo Vieira. Essa música possui uma letra muito interessante e um tema central muito pertinente que é a escatologia, a salvação e fim dos tempos, uma letra interessante com um ritmo que particularmente amo que é o reggae. Então vamos à análise da letra e ver se ela está 100% bíblica ou se possui alguma ressalva. Vamos à análise.
O que passou já passou não é
Ah, meu Jesus chama quem quiser
Basta somente, sim aceitá-lo
E eu vou seguindo no meu caminho
Ah, não, não, não me sinto sozinho
É, meu Jesus já me libertou
O cantor inicia a canção com uma afirmação que de certa forma me gerou dúvida acerca do sentido da mesma: “o que passou, já passou não é”. A minha dúvida é se ele está falando em um sentido de que o passado já não interessa mais, pois com Cristo tudo se fez novo fazendo referência à 1 Coríntios 5:17. Ou se é em um sentido escatológico e dessa forma se referiria que no fim dos tempos o que importaria é saber que o passou já era não existe mais e sim uma nova realidade. Mais na frente acredito que entenderão o porquê de minha dúvida. Em seguida ele faz referência à soberania de Deus, mas Jesus não chama quem quer, mas sim àqueles que o Pai o da (Jo.6:37), em seguida creio que o cantor tentou conciliar a eleição de Deus com a responsabilidade humana de crer e se arrepender, mas de forma errada, pois como já sabemos não somos nós que aceitamos a Cristo (Jo.15:16). Essa estrofe termina com Nengo dizendo que segue o seu caminho todavia Cristo é com ele agora que vive uma vida para o reino, pois foi liberto em Cristo Jesus, acredito que seja equivocado dizer “o meu caminho”, pois hoje, uma vez regenerado, lavados e remidos pelo sangue do cordeiro, devemos seguir o caminho de Jesus, ou seja, Ele próprio (Jo.14:6). Afirmar que vive o seu próprio caminho soa como: “vivo fazendo tudo o que fazia enquanto não conhecia Jesus”, mas ao menos ele reconhece que Cristo o libertou; só não sei se ele entendeu isso direito.
Por isso cante, dance
Que ele te diga sim
Que Jesus é a única saída
Clame, chame no coração
Jesus Cristo é a salvação
Continuando, por conta de que não andamos mais sozinhos, mas andamos com Cristo que é o autor da nossa salvação, nos libertou para sermos de fato adoradores livres, devemos cantar e dançar. Aqui eu entendo como sendo uma demonstração de alegria e exultação no Senhor assim como foi no antigo Egito, com o rei Davi (Êx.15:20-21; 2 Sm.6:14-16). De fato, meus irmãos Jesus é a única saída, o único caminho para sair da vida de perdição, a única porta de entrada para a presença de Deus (Jo.10:9). Clame ao Senhor pois dEle provem a salvação, de nenhum outro (Sl.3:8; 37:39; 55:16, Is.12:2; Jn.2:9; Ef.2:8).
Ôuo... chega mais... êie... êie!
E quando o Senhor Jesus chegar
Na sua colheita vai separar
O trigo do joio na terra
Basta ser trigo pra perceber
Que em Jesus nós vamos romper
Todas amarras da maldição
Não, não, não queira ser joio não
Trazendo em si a condenação
Pra aqueles que não aceitarem
Ele faz um interlúdio divertido que convida o ouvinte a experimentar dessa vida ao lado de Jesus. Ele agora entra, de fato, no cerne do tema fazendo anuência a Mateus 13:24-29; 36-43. Trigo faz referência aos fiéis, àqueles que foram eleitos pelo Senhor desde a fundação do mundo, enquanto o joio faz referência àqueles que não são eleitos mas estão em nosso meio, como nós não temos como saber quem é joio e trigo apenas olhando devemos aguardar o fim dos tempos para saber quais serão levados ao celeiro e quais serão lançados no fogo e tormento eterno. Aqueles que reconhecem e confiam que em Cristo vamos vencer a maldição do pecado em nossas vidas, esses demostram que são trigo. Aquele que não se arrependeu nem nasceu de novo mostra-se joio, o cantor alerta a todos “não queira ser joio” pois o joio traz para si condenação eterna. No fim da estrofe vemos o mesmo problema dito ainda a pouco, não aceitamos a Cristo, mas Ele que aceita a nós e nos atrai a Ele.
Por isso cante, dance
Que ele te diga sim
Que Jesus é a única saída
Clame, chame no coração
Jesus Cristo é a salvação
Por isso cante, dance
Que ele te diga sim
Que Jesus é a única saída
Clame, chame no coração
Jesus Cristo é a salvação
É a salvação!
Ôuo... chega mais... êie... êie!
Aqui repete o refrão mostrando que o que foi exposto anteriormente é motivo de louvor a Deus e exultação no Senhor e então encerra a música. A uma lição muito importante na música, isso não podemos deixar passa nem negar: Deus virá buscar sua igreja e temos que estar preparados para receber o noivo como as virgens prudentes em Mateus 25:1-13. Devemos ser o trigo que o Senhor colherá e guardará no seu celeiro. Podemos então concluir que é uma música com um tema importante para refletirmos que é a vinda do Senhor para buscar sua noiva e os seus eleitos. A música possui uma letra bíblica até certo ponto, com algumas ressalvas que acredito que foram equívocos no momento de se expressar, não heresias grosseiras. Então, se fosse recomendar a música eu não a recomendaria para o culto público, vez que contem termos empregados de forma equivocada e pode transmitir uma ideia diversa da verdade bíblica.
Comentários