top of page

É LÍCITO AO CRISTÃO ORAR PARA DEUS DESTRUIR INIMIGOS?


É importante dizer o que seria orar para destruição dos inimigos. Por toda a bíblia encontramos orações do tipo: “até quando tu o Deus permitirá que teu povo seja afligido? Destrua aqueles que lutam contra teu povo”. Esse tipo de oração, onde o cristão temente a Deus e certo da soberania do Senhor oram pedindo a destruição de seus inimigos, é chamada de oração imprecatória. Nessa oração o crente ora para que Deus retribua os feitos dos inimigos do povo de Deus segundo a sua obras. Essa oração é presente e recorrente na bíblia, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, isso é fato.


Imprecar significa 1) Requerer ou pedir com intensidade [..]; 3) ato de rogar maldição ou desgraça. A prima facie esse tipo de oração parece ser estranho para um cristão: será que eu posso fazer esse tipo de oração? Orar para Deus castigar e destruir meus inimigos? Desde já quero fazer algumas considerações sobre.


1. A oração não deve ser motivada por um desejo de vingança pessoal. Quando se estuda esse tipo de oração é nítido que o desejo da pessoa que está orando não é obter uma vingança pessoal com: “Deus ele me machucou, destrói ele porque não gosto dele, estou com raiva dele”. Todas essas orações imprecatórias são manifestações do desejo de que Deus seja glorificado e que a justiça do Senhor seja feita e prevaleça. Lembrando sempre que Deus é amor, mas também é justiça.


2. Não se deve ir vingar-se, pessoalmente, dos seus inimigos. Em nenhuma das passagens que nos expõe acerca do referido tema nos mostra que posterior a oração as pessoas que oraram foram se vingar pessoalmente dos seus inimigos. O que eles fazem é, de fato, entregar essas pessoas a Deus e pede para que Ele faça justiça, como lhe aprouve fazer.


3. O alvo final sempre é a glória de Deus. A motivação para que se ore assim deve ser sempre a gloria de Deus sendo mostrada a todos, para que vejam e creiam que o povo do Senhor não anda sozinho nem é desassistido por Ele.


4. Não exclui a oração para que os inimigos se arrependam. Orar para que os inimigos de Deus sejam destruídos não exclui orar para que eles se arrependam. Devemos sim orar pela conversão dos inimigos, todavia a conversão passa pelo arrependimento, ou seja, podemos orar para que Deus converta esse povo que insiste em se opor a Ele, para a gloria do nome do Senhor, mas se esse povo não se arrepender que eles sejam destruídos, também para a gloria dEle.


O próprio Jesus nos mostra isso quando aos mandar os discípulos irem evangelizar em Mateus 10:14-15 “Porém, se alguém não vos receber, nem der ouvidos às vossas palavras, assim que sairdes daquela casa ou cidade, sacudi a poeira dos vossos pés. Com toda a certeza vos afirmo que haverá mais tolerância para Sodoma e Gomorra, no dia do juízo, do que para aquelas pessoas”, ou seja, nem o pó das ruas de vocês eu quero comigo, pois tudo isso é objeto da ira de Deus.


Em Atos 23 vemos utilizando desse princípio ao dizer: “Deus te ferirá, parede branqueada! Estás aí sentado para me julgar conforme a lei, mas contra a lei me mandas ferir?” (Atos 23:3). Paulo não fala isso com o sentido de vingança pessoal, mas reconhecendo que Deus faria justiça pois ele estava a serviço do Reino de Deus. Depois ele se desculpou, mas não pelo que disse, por dizer a um sumo sacerdote: “Os que estavam perto de Paulo disseram: Você ousa insultar o sumo sacerdote de Deus? Paulo respondeu: Irmãos, eu não sabia que ele era o sumo sacerdote, pois está escrito: Não fale mal de uma autoridade do seu povo” (Atos 23:4-5).


2 Timóteo 4:14, Paulo não buscou uma vingança pessoal, mas ele entrega Alexandre nas mãos de Deus para que ele receba a retribuição dos seus feitos. Paulo confia na justiça divina. “Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez. Previna-se contra ele, porque se opôs fortemente às nossas palavras”. (2 Timóteo 4:14-15).


Apocalipse 6:10, aqui vemos os mártires da igreja, aqueles que morreram por causa da pregação do evangelho clamando e perguntando quando Deus iria manifestar a sua justiça diante daqueles que são inimigos de Deus e do seu povo.


Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?” Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles. (Apocalipse 6:9-11).


Apocalipse 18:20, o povo de Deus deve se alegrar com a queda dos ímpios no sentido de perceber a justiça sendo feita. “Celebrem o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês” (Apocalipse 18:20).


No livro de Salmos é onde de fato encontramos mais desse tipo de oração: Salmos: 55-15; 58:10; 109:9-13; 129:5.


Então vemos que SIM, um cristão pode utilizar da oração imprecatória, que como vimos, é a oração onde se clama pela justa retribuição de Deus para com os ímpios que insistem em se opor a Ele, desde que dentro dos padrões que estabelecemos, pois são alguma das características que a bíblia nos apresenta acerca do tema.

DESTAQUE
Siga-nos
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page